A companhia aérea Gol, amparada pela retomada da demanda e por um salto nos preços das passagens, aumentou a receita operacional líquida em 16,7%, para R$ 7,4 bilhões, no ano passado. Mas o lado das despesas pesou mais e o prejuízo líquido subiu 20,6%, batendo em R$ 7,22 bilhões.
As ações negociadas na B3 caíram 2,54% no pregão de ontem, negociadas a R$ 13,04.
O cenário difícil dos últimos dois anos, com a pandemia impedindo as pessoas de voar, a forte valorização do dólar e o petróleo em alta, parecia estar começando a melhorar.
No quarto trimestre, a Gol registrou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 1,052 bilhão, alta de 88,4% no ano.
No trimestre, foram transportados 6,5 milhões de passageiros, alta de 26,1%, embora 32% abaixo do reportado em igual trimestre de 2019. Em 2021, foram transportados 18,966 milhões, alta de 13,1% contra 2020, mas 47,9% abaixo de 2019.
A Gol conseguiu aumentar a sua receita líquida por assento quilômetro ofertado (indicador chamado de Rask), que foi de R$ 0,3315 no trimestre, 34,9% acima do quarto trimestre de 2020 e 15,5% superior em relação ao mesmo período de 2019.
Os indicadores positivos não evitaram que a companhia registrasse prejuízo liquido de R$ 2,8 bilhões no trimestre, revertendo o lucro de R$ 16,9 milhões e um ano antes. A Gol informou que o resultado deve-se a câmbio e despesas não-recorrentes.
Em teleconferência para comentar os números, o presidente da empresa, Paulo Kakinoff, disse que viu “forte retomada na demanda corporativa depois do Carnaval”, embora o segmento não tenha se recuperado totalmente.
Richard Lark, vice-presidente financeiro, destacou que os “yields” da empresa (ou seja, o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro) estão hoje cerca de 30% acima do registrado em 2019.
Parte do crescimento, entre 15% e 20%, veio como benefício da reincorporação do programa de fidelidade Smiles ao negócio, em meados do ano passado. Com o mercado corporativo ganhando corpo, esses yields poderiam se aproximar dos R$ 0,45 e R$ 0,50, segundo a empresa.
A disparada do petróleo após a invasão da Ucrânia pela Rússia tem sido um problema e ajustes para cima nos preços das passagens já começam a ganhar corpo.
Os executivos observaram que o efeito da alta do petróleo costuma demorar cerca de 45 dias para se refletir nos preços do querosene de aviação (QAV), mas a empresa aérea se antecipou e cortou em R$ 300 milhões sua previsão de receita líquida total em 2022, para R$ 13,7 bilhões.
Já a margem Ebitda do ano deve ficar em 24%, queda de 1 ponto percentual. O grupo espera alavancagem (dívida líquida sobre o Ebitda) de 8 vezes - projetava antes 7 vezes. No quarto trimestre, o indicador ficou em 9,7 vezes.
Os executivos defenderam que, diferentemente dos concorrentes, que aumentaram a oferta até um pico e foram obrigados a cortar, a Gol tem mantido a oferta na parte inferior da demanda. “A Azul está reduzindo em 15% e a Latam em 20% versus o pico”, afirmou Lark.
Na Gol, a perspectiva era crescer entre 70% e 80% a oferta (medida em ASK) neste ano em relação a 2021, previsão que foi cortada para algo entre 65% e 75% de crescimento. A Gol manteve sua previsão de reabrir os voos para os Estados Unidos em maio. Inicialmente, vão ser quatro voos semanais a partir de Brasília para Flórida, Miami e Orlando. Em julho essa frequência será diária.
Em dezembro, a frota total da Gol era de 135 aeronaves Boeing 737, sendo 112 NGs e 23 Max. Um ano antes, eram 127. A idade média foi de 10,7 anos - número que o grupo quer cortar para 7 anos com a troca pelo Max.
A companhia opera atualmente 23 aeronaves Max, número que deve chegar a 44 neste ano (32% da frota total), porcentual a ser elevado para 50% em 2025 e 75% em 2030.
Em relatório, o Citi disse que os números da Gol foram bons, mas as ações devem continuar pressionadas na bolsa devido ao cenário conjuntural. “Apesar de maiores preços de combustíveis e incertezas no Brasil, as mudanças nas metas da Gol não foram tão significativas quanto o esperado”, escreveram os analistas Stephen Trent, Brian Roberts e Filipe Nielsen.
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