Demanda global por transporte aéreo de passageiros cai 53,4% em setembro contra 2019

O resultado para o mês mostra uma melhora na comparação com os números de agosto, quando a demanda caiu 56%.

A demanda por transporte aéreo de passageiros (medida em receita por passageiro por quilômetro, ou RPK) apresentou queda de 53,4% em setembro na comparação com igual mês de 2019, quando a pandemia não era um problema para o setor. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), em coletiva com a imprensa internacional.

O resultado para o mês mostra uma melhora na comparação com os números de agosto, quando a demanda caiu 56% na comparação anual, refletindo sobretudo os impactos negativos da variante Delta de covid-19 sobre o setor. Em setembro, a demanda doméstica apresentou queda de 24% na comparação com 2019.

Entre os destaques na retomada está a Rússia, cujo mercado já se recuperou totalmente da pandemia. Na contramão, o mercado dos Estados Unidos ainda está aproximadamente 12% abaixo do pré-pandemia em termos de RPK, enquanto a China está 25% abaixo, disse o diretor-geral da Iata, Willie Walsh.

O lado de carga continua a ser a menina dos olhos do setor. A demanda (medida em toneladas de carga por quilômetro, ou CTK) apresentou 9% no mês na comparação com 2019.

Walsh lembrou o desfecho positivo do anúncio dos EUA de abertura das fronteiras para a Europa e como isso se refletiu positivamente nas reservas em outubro. “Embora vemos perspectivas positivas, não esperamos uma retomada repentina. O tom da indústria é de otimismo cauteloso”, ponderou.

Em sua fala, o representante da Iata voltou a criticar o crescimento significativo nas taxas aeroportuárias que, segundo ele, tende a retardar a retomada da indústria, assim como elevar o preço do bilhete aos usuários.

Questionado por jornalistas se a associação pretende judicializar o tema, Walsh disse que os escritórios locais “certamente” vão analisar o assunto e, diante da existência de mecanismos jurídicos para contestar as altas nas taxas, vão “usar todos os mecanismos para resistir”, disse.

O tema tem sido alvo de embates entre a Iata e associações como a Airports Council International (ACI World, Conselho Internacional de Aeroportos). Segundo a ACI World, que está presente em 183 países, com 701 membros em 1.993 terminais, os aeroportos também passaram por um enorme estresse financeiro e tiveram que fazer cortes drásticos para se manter operantes. E em muitas jurisdições, os aeroportos não teriam recebido o mesmo nível de apoio em comparação às transportadoras aéreas. 

Consolidação

Walsh mostrou-se cético com relação aos movimentos de consolidação no setor aéreo no atual estágio de retomada do segmento.

“Consolidação não vai acontecer rápido. Se a aérea tiver um forte balanço, isso (consolidação) vai fazer ela ficar mais fraca, isso eleva o risco. Acho que as aéreas vão ser mais cautelosas sobre as consolidações. Elas vão acontecer, mas as empresas vão ser mais cautelosas”, disse, ao responder pergunta de jornalistas sobre possíveis consolidações no mercado aéreo da América Latina.

Em termos de aquisição, Walsh foi ainda mais enfático. “Não sei se aéreas estão prontas para gastar o caixa precioso que elas têm para comprar outra aérea. Não estou certo se vamos ver consolidações no curto prazo. Mas quando voltamos ao normal elas vão voltar a acontecer e isso vai beneficiar a indústria”.

Um dos movimentos mais aguardados na América Latina é a investida da Azul sobre a Latam, que está em recuperação judicial. O presidente da Azul, John Rodgerson, disse ao jornal chileno “Diario Financiero” que a aérea pretende apresentar uma proposta para adquirir a Latam como um todo caso os credores da empresa não aprovem o seu plano de recuperação judicial no fim do mês.

No passado, a Azul dizia que seu interesse era pelas operações brasileiras da Latam, que passa por um processo de recuperação judicial (Chapter 11) no Estados Unidos. Agora, Rodgerson expandiu seu raciocínio para a empresa toda. 

Leave a reply

Post Comments(1)

...
Asepadiums Feb. 19, 2022, 2:40 a.m.

Quite right! It seems to me it is very good idea. Completely with you I will agree. http://2882.downloadfirstyou.com/