A Atrio, terceira maior administradora hoteleira do Brasil, iniciou a construção de um hotel Ibis Budget próximo ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. O novo empreendimento, construído pela Paes & Gregori com um investimento total de R$ 70 milhões, marca a entrada do grupo em um dos mais importantes terminais do pais.
Atualmente, a Atrio tem seis hotéis em três aeroportos (Porto Alegre, Curitiba e Vitória). O plano do grupo, que hoje administra 70 hotéis e 10 mil quartos, é chegar a 100 empreendimentos até o fim de 2023. Outra meta é entrar em mercados importantes, como a capital paulista, Fortaleza, Salvador, Recife e João Pessoa, indo além das cidades próximas aos grandes centros.
O novo projeto Ibis em Guarulhos está dentro da vertente de aeroportos, que tem demonstrado uma recuperação bastante acima do restante do mercado, disse ao Valor, o presidente da Atrio, Paulo Roberto Caputo. O terreno foi comprado antes da pandemia.
“Quando falamos que estamos fazendo projeto ‘greenfield’ de hotelaria, todos perguntam se estamos certos disso. É loucura, já que há vários hotéis vazios. Estamos trabalhando nele há três anos e não desistimos. A pandemia não afetou o setor por igual”, disse.
Segundo o executivo, a média de ocupação do grupo no último trimestre do ano passado e neste início de ano está em 55%. O percentual tem se mantido, mesmo com a variante do coronavírus ômicron. Nos hotéis perto de aeroportos, essa ocupação está em 65%, recuperando-se da pandemia.
O hotel Ibis Budget Guarulhos contará com 270 apartamentos para até seis pessoas, restaurante interno para hóspedes, grupos e passantes. O projeto já foi aprovado pela prefeitura de Guarulhos e o início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2022. O empreendimento terá 12.992 m2 de área construída, em um terreno de 5.460 m2. A previsão é iniciar a operação em 24 meses.
Segundo Caputo, o hotel será o primeiro econômico e de marca internacional na região do aeroporto. A localização, disse ele, será estratégica: cerca de 300 metros de distância da estação que liga o trem que vai para Guarulhos e de onde sairá o monotrilho interno do terminal. O grupo terá estacionamento com 200 vagas, que será administrado por um parceiro a ser escolhido, e ponto comercial.
Guilherme Gregori, CEO da Paes & Gregori, contou que o projeto será uma parceria com a Atrio e que outros investidores qualificados participarão. “Estamos formando um grupo de investidores”, afirmou. Esse é o único projeto no braço hoteleiro sendo tocado pela empresa, que avança neste ano com seis incorporações no segmento residencial.
A pandemia trouxe muita dificuldade ao setor hoteleiro, mas abriu oportunidades. Uma delas, segundo Caputo, é a conversão de hotéis - troca de administradora. A meta para este ano é abrir 10 hotéis, sendo que 8 deles devem vir de conversões. Em número de quartos, o grupo quer chegar a 12 mil - a líder, Accor, fechou 2021 com 33 mil quartos, seguida pela Atlantica, com 24 mil, segundo levantamento da consultoria Jones Lang LaSalle Hotels, feito com o apoio do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb).
“O mercado está muito ativo com conversão porque tem operadoras que estão saindo do negócio e tem investidores insatisfeitos com algumas operações”, disse Caputo.
Sobre novos negócios, Caputo disse que a empresa tem olhado com atenção para o mercado da cidade de São Paulo - o grupo tem 22 hotéis no Estado, mas nenhum na capital. “Temos uma lacuna por não ter operação na capital. Estamos trabalhando intensamente para conseguir. São Paulo, na pré-pandemia, estava com preço muito alto, a concorrência estava forte. Agora, está reacomodando”, disse Caputo. Os hotéis da cidade têm sofrido, sobretudo diante da demorada retomada das viagens corporativas.
Post Comments(0)
No comments